domingo, 19 de janeiro de 2014

Pneumonia Comunitária

A pneumonia comunitária é uma infecção do pulmão que pode ser grave e que se pega fora do hospital ou nas primeiras 48 horas de internamento hospitalar. Ela tem cura, seus sintomas incluem febre alta e dor no tórax e o tratamento pode ser feito com a toma de remédios antibióticos em casa.

Tratamento para pneumonia comunitária

O tratamento para pneumonia comunitária dura entre 7 a 10 dias e pode ser feito em casa com a toma de remédios antibióticos ou antivirais, como penicilina, ceftriaxona ou azitromicina.
A melhora dos sintomas surge por volta do 3º dia, mas se houver aumento da febre ou da quantidade de secreções, é importante informar o médico pneumologista para adequar o tratamento após realizar exames de sangue e de catarro.
Normalmente a pneumonia comunitária não é contagiosa, mas o indivíduo deve evitar o contato direto através beijos ou abraços, por exemplo.

Pneumonia comunitária grave

A pneumonia comunitária grave surge, especialmente, na infância e em idosos, apresentando sintomas como falta de ar severa, febre superior a 40ºC ou coma, sendo recomendado o internamento hospitalar do adulto em unidade de terapia intensiva e da criança em pediatria.
A pneumonia comunitária grave pode ser tratada com remédios antibióticos, mas a sua cura é difícil de alcançar e o tempo de duração do tratamento depende do paciente e da gravidade da infecção, podendo durar semanas ou, até, meses.

Sintomas da pneumonia comunitária

Os sintomas da pneumonia comunitária incluem:
  • Febre superior a 38ºC;
  • Tosse com catarro;
  • Calafrios;
  • Dor torácica;
  • Fraqueza e cansaço fácil.
Quando o indivíduo apresenta estes sintomas deve procurar um médico pneumologista nas primeiras 48 para iniciar o tratamento adequado, evitando complicações graves como infecção generalizada ou coma.

Causas da pneumonia comunitária

As causas da pneumonia comunitária podem ser:
  • Contato com saliva e catarro do indivíduo contaminado;
  • Exposição a ambientes frios ou poluídos;
  • Não tratar a gripe corretamente.
A melhor forma de evitar as causas da pneumonia comunitária é utilizar roupa adequada à estação do ano e evitar locais fechados com poeiras e fumaça.

Diagnóstico da pneumonia comunitária

O diagnóstico é feito através de exames como o raio-x do tórax e o exame de sangue. Porém, o médico pneumologista pode ainda requisitar a análise do catarro para identificar o agente causador da pneumonia comunitária e adequar o tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário