A síndrome de Aicardi é uma doença rara que afeta somente as meninas, causando convulsões que aparecem geralmente por volta dos 3 ou 4 meses de vida e leva à morte antes da adolescência.
A doença caracteriza-se por uma mal formação do corpo caloso, uma parte importante do cérebro que faz a ligação entre os dois hemisférios cerebrais, assim a criança passa a ter rápidas contrações musculares ao mesmo tempo em que jogam o tronco e os membros para trás (convulsão), retardo mental e alterações motoras.
As crianças portadoras da síndrome de Aicardi possuem as orelhas mais baixas que o normal, dificuldade em engolir, espinha bífida, escoliose ou cifoescoliose, catarata, estrabismo, e sempre terão um atraso no desenvolvimento motor.
O diagnóstico é feito com base na história clínica e com o resultado da ressonância magnética ou tomografia computadorizada e o eletroencefalograma. O tratamento é feito com a toma de medicamentos para diminuir as consulsões e fisioterapia neurológica. A estimulação psicomotora também pode ser de grande ajuda para elas.
Apesar de que 75% das crianças portadoras da doença morrem antes de completarem 6 anos, por complicações respiratórias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário