- Ausência de músculos na parede do abdômen;
- Não desenvolvimento dos testículos ou os testículos estão dentro do abdômen;
- Bexiga muito inchada e problemas nos ureteres.
Normalmente associados a esta doença estão problemas graves do trato urinário, malformações nos ossos e músculos, insuficiência renal e problemas cardíacos que tornam o prognóstico da Síndrome de Prune Belly bastante sério, podendo levar à morte do bebê logo ao nascer ou poucos meses depois de ter nascido se não receberem o tratamento adequado.
O diagnóstico da doença pode ser feito por ultrassonografia, enquanto a criança ainda está na barriga da mãe, onde é observada uma barriga muito inchada no bebê, que pode sugerir desta síndrome.
A Síndrome de Prune Belly tem cura quando diagnosticada e tratada cedo, tendo as crianças um crescimento e desenvolvimento normal depois do tratamento.
Tratamento da Síndrome de Prune Belly
O tratamento da Síndrome de Prune Belly pode ser feito através da realização de uma vesicostomia, uma cirurgia que permite introduzir um cateter na bexiga para drenar a urina pelo abdômen do paciente, prevenindo infecções urinárias.Outra forma de tratamento é a cirurgia para remodelação da parede do abdômen e do trato urinário que permitirá corrigir os problemas nos órgãos urinários e criar uma musculatura no abdômen.
Alguns meninos que nascem com os testículos dentro do abdômen também podem precisar da toma de hormônios e cirurgia para fazer com que os testículos ocupem o seu lugar correto no escroto.
A fisioterapia na Síndrome de Prune Belly também está indicada e tem como objetivo auxiliar no tratamento dos problemas musculares, respiratórios e cardíacos associados a esta doença. Durante o tratamento fisioterapêutico são realizados diversos exercícios para aumentar a força dos músculos, aumento da força de contração do coração e aumentar a capacidade respiratória do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário