sábado, 18 de janeiro de 2014

Tosse com sangue

Tosse com sangue pode indicar presença de alguma ferida sem importância no nariz ou na garganta, mas pode ser também um alerta para doenças graves como algum tipo de câncer ou infecções no pulmão.
Deve-se sempre procurar um pneumologista para fazer o diagnóstico e instituir tratamento médico.

Tosse com sangue no catarro

A tosse com sangue no catarro normalmente pode ser causada por qualquer lesão nas vias aéreas, seja nos pulmões, laringe ou traqueia. A quantidade de sangue que surge no catarro pode variar desde pequenos traços de cor vermelho vivo ou marrom, até grandes hemorragias. 
A cor e o volume do sangue que cospe na tosse também é um indicador de onde onde pode ser a lesão e a sua gravidade.

Tosse com sangue e falta de ar

A tosse com sangue e falta de ar pode acontecer em pacientes com doenças crônicas como sinusite, asma, refluxo gastroesofágico ou bronquite crônica. Nesse casos, é possível que ocorra uma lesão da via aérea por crises de tosse intensas e repetidas levando ao sangramento, que podem eventualmente vir acompanhadas de falta de ar quando o paciente está em crise, mas que não indica, geralmente, outros problemas mais graves.

Tosse com sangue, o que pode ser?

Tosse com sangue pode ser causada por:
  • Infecções pulmonares como pneumonia, tuberculose, abcesso pulmonar e infecções por fungos;
  • Corpo estranho aspirado nos casos de refluxo infantil;
  • Exames médicos como broncoscopia com biópsia e endoscopia;
  • Traumatismos no tórax: acidente de carro;
  • Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Inflamações dos vasos sanguíneos nos pulmões;
  • Uso de drogas como cocaína e crack;
  • Doenças cardíacas como insuficiência cardíaca, estenose da válvula mitral, aneurisma da aorta;
  • Doenças das vias respiratórias como embolia pulmonar, endometriose pulmonar, bronquite, câncer de pulmão e laringe, bronquiectasia, fibrose cística.
As lesões no nariz e irritação da garganta acompanhadas de tosse violenta também podem causar presença de sangue no catarro. No entanto, geralmente a quantidade de sangue é pequena  não sendo necessário tratamento específico.

Tosse com sangue o que fazer

Para tratar a tosse com sangue é importante que a causa seja identificada através de um diagnóstico correto pois não existe um medicamento específico que faça parar o sangramento.
Deve-se realizar uma avaliação completa por um médico,que pode ser o pneumologista ou o otorrinolaringologista para analisar exames como a radiografia de tórax, e nos casos mais graves, tomografia computadorizada ou broncofibroscopia.
O vômito com sangue já é uma emergência médica e deve-se ligar para o SAMU (192)para socorrer o paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário