sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Tratamento para bronquiolite

O tratamento para bronquiolite tem como objetivo a redução dos sintomas da doença apresentados pela criança. Nem sempre é necessário tratamento medicamentoso, podendo a infecção, em casos mais leves, ser tratada em casa.

Tratamento caseiro para bronquiolite

Algumas formas de tratamento caseiro que ajudam a tratar da bronquiolite infantil podem ser:
  • Ingestão de grande quantidade de líquidos, incluindo leite materno no caso dos bebês;
  • Lavagem com soro fisiológico do nariz, várias vezes ao dia, para limpar o muco e facilitar a respiração;
  • Nebulização de soro fisiológico ou vapor de água para desobstrução das vias aéreas pulmonares;
  • Elevar a cabeceira do berço ou da cama para a criança dormir numa posição mais verticalizada, ajudando na drenagem de muco dos pulmões.
A fumaça do cigarro é muito prejudicial para as crianças com bronquiolite e por isso, ambientes com muito fumo, devem ser evitados.

Tratamento medicamentoso para bronquiolite

O tratamento medicamentoso pode ser necessário em casos onde a obstrução das vias respiratórias é grave, principalmente em casos de bronquiolite em bebês. Os medicamentos mais usados são os broncodilatadores por inalação, como o salbutamol ou brometo de ipratrópio, e anti-inflamatórios como corticoesteroides.
Algumas crianças com bronquiolite podem necessitar de internamento hospitalar para utilizar máscaras de oxigênio devido à grande obstrução dos brônquios e falta de ar.
O médico pediatra é o especialista que deve avaliar a criança com bronquiolite e indicar qual o melhor tratamento para tratar a infecção.

Fisioterapia no tratamento para bronquiolite

A fisioterapia no tratamento da bronquiolite é recomendada, principalmente quando há obstrução das vias aéreas pulmonares com muco. A fisioterapia respiratória, consiste na aplicação de movimentos ritmados e com alguma pressão sobre o tórax da criança para facilitar a drenagem das secreções e saída do muco. A intervenção do fisioterapeuta tem como objetivos eliminar ou reduzir a obstrução brônquica, prevenir a falta de ar e prevenir danos na estrutura das vias aéreas que esta doença possa provocar no aparelho respiratório do bebé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário