sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Tratamento para Hipertireoidismo

O tratamento para o hipertireoidismo vai depender da idade do indivíduo e da gravidade da doença. O médico poderá escolher entre o uso de medicamentos, uso de iodo radioativo ou retirada da tireóide por meio de uma cirurgia.

Tratamento para hipertireoidismo com iodo radioativo

O tratamento com iodo radioativo é uma das opções de tratamento para o hipertireoidismo.
Após a toma do iodo radioativo deve-se evitar o contato íntimo e prolongado com crianças e grávidas nos primeiros dias, e se a toma de 1 dose não for suficiente para travar o hipertireoidismo, o médico poderá indicar a toma de mais uma dose de iodo radioativo após este período ou então indicar a cirurgia para a retirada da glândula tireóide.

Cirurgia para retirada da tireóide

​ A cirurgia para retirada da tireóide é uma das opções de tratamento para o hipertireoidismo quando a glândula apresenta-se muito grande ou quando a toma dos medicamentos não é suficiente para travar a doença, especialmente em jovens.

Tratamento medicamentoso do hipertireoidismo

O tratamento medicamentoso do hipertireoidismo consiste na toma diária de remédios indicados pelo médico. Alguns exemplos de remédios para o hipertireoidismo são:
  • carbimaxol ou metimazol: 10 a 20 mg a cada 8 ou 12 horas;
  • propiltiouracil: 100 a 200 mg a cada 6 ou 8 horas.
A dose inicial pode ser diminuída gradualmente à medida que o indivíduo vai apresentando melhora da doença.
Para avaliar se o medicamento está na dose certa e se está tendo o efeito esperado, o médico poderá solicitar exames de TSH, T3 e T4, cerca de 3 a 4 semanas após o início da toma do medicamento, e na maior parte das vezes o indivíduo pode alcançar a cura da doença dentro de 6 a 8 semanas de tratamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário