segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Síndrome de Founier

A síndrome de Fournier é uma doença grave, que afeta a região genital devido a falta de circulação sanguínea levando à morte do tecido com proliferação de bactérias.
Esta síndrome que progride rapidamente, também é conhecida por Gangrena de Fournier, e pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo mais comum nos homens e em crianças ou idosos em estado debilitado.
A síndrome de Fournier feminina afeta o períneo e a vulva, levando a morte destes tecidos devido a alguns fatores como endometrite por aborto, retirada o útero ou ovário, diverticulites e devido a sessões de hemodiálise.

Síndrome de ​Fournier tem cura?

A síndrome de Fournier tem cura porém o tratamento deverá ser feito adequadamente de acordo com orientação médica. O índice de mortalidade depende da rapidez no diagnóstico e do tratamento adequado.

Causas da síndrome de Fournier 

Apesar da síndrome de Fournier não ter causa definida, a bactéria E. Coli. é a principal envolvida embora a doença também possa ser causada por microorganismos aeróbicos, estafilococos e estreptococos. Alguns fatores que aumentam o risco do indivíduo sofrer com esta doença são:
  • Falta de higiene; 
  • Pregas na pele que acumulam bactérias;
  • Em caso de diabetes mellitus;
  • Obesidade mórbida;
  • Baixa vascularização e trombose nos vasos sanguíneos da região;
  • Traumas com formação de hematomas;
  • Pequenas infecções.
Doenças malignas, cirrose e comportamentos como alcoolismo e uso abusivo de drogas são outros fatores que contribuem com o aparecimento da doença, mas o uso abusivo de antibióticos parece estar contribuindo com o aumento de casos da doença que antes era muito rara.

Tratamento para síndrome de Fournier

O tratamento para síndrome de Fournier pode ser feito com antibiótico e cirurgia para retirada do tecido morto. Dependendo da área atingida na interversão cirúrgica, possivelmente será necessário criar desvios e reconstruir os órgão responsáveis pelo trânsito urinário ou intestinal.
Os cuidados da enfermagem com o paciente com a síndrome de Fournier é parte fundamental no tratamento, pois se trata de uma doença onde é necessário cuidado com a ferida. Os curativos, deverão ser feitos  diariamente e com medicamentos que contenham antibióticos e as vezes com anestesia geral para retirada possíveis tecidos que venham a morrer. Por se tratar de uma doença mutiladora alguns pacientes podem necessitar de tratamento psicológico para o suporte e esclarecimento de dúvidas que venham a ter.

Sintomas da síndrome de Fournier

Os sintomas da síndrome de Fournier geralmente são:
  • Inchaço e vermelhidão da região genital; 
  • Escurecimento da pele da região afetada; 
  • Odor fétido;
  • Presença de secreção fluida e marrom;
  • Pode haver náuseas, vômitos, calafrios e desânimo.
Quando o paciente não reclama de dor, mas possui os sintomas, indica que já houve envolvimento dos nervos sendo esta fase mais grave da doença.
O diagnóstico da síndrome de Fournier se dá pela observação dos sintomas da doença e confirmada por exames como hemograma, biópsia do tecido e exames de imagem para acompanhar a evolução e identificar a bactérias causadora da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário