segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Vasculite de Churg-Strauss

A vasculite de Churg-Strauss é uma doença rara, autoimune caracterizada pela inflamação e destruição dos vasos sanguíneos, mais comum em indivíduos com mais de 40 anos com história de rinite alérgica crônica, sinusite ou asma grave. 
Ela é causada por um processo alérgico e autoimune, em que células do sangue atacam a parede dos vasos sanguíneos, causando inflamação e destruição. Alguns medicamentos utilizados na asma, como corticoides ou os modificadores dos leucotrienos, podem provocar o aparecimento da doença.
A vasculite de Churg-Strauss não tem cura, mas certos medicamentos ajudam a melhorar os sintomas da doença e a melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
A vasculite de Churg-Strauss, também pode ser chamada de Síndrome de Churg-Strauss ou angeíte granulomatosa alérgica.

Sintomas da vasculite de Churg-Strauss

Os sintomas da vasculite de Churg-Strauss variam de indivíduo para indivíduo e dependem da fase em que a doença se encontra. As três fases da vasculite de Churg-Strauss são a fase alérgica, fase eosinófila e a fase vasculítica e cada uma delas apresenta sinais e sintomas específicos.
Na fase alérgica, que pode durar anos, os sintomas estão associados a doenças como renite alérgica, sinusite ou asma e podem ser obstrução nasal, nariz escorrendo, pólipos nasais, falta de ar ou tosse seca.
Na fase eosinófila é marcada pelo aumento de eosinófilos na corrente sanguínea, que podem ser observados no exame de sangue. Os sintomas desta fase podem ser: febre, perda de peso, suores noturnos, tosse, dor abdominal ou sangramento gastrointestinal.
A última fase da doença é a fase vasculítica e é caracterizada pela inflamação generalizada dos vasos sanguíneos que causa perda de sangue ou redução do fluxo sanguíneo para órgãos vitais como pulmões, coração, sistema nervoso, trato digestivo ou pele. Os sintomas variam de acordo com o local onde ocorrem as lesões e podem ser:
  • Emagrecimento;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Manchas vermelhas na pele;
  • Dor e inchaço nas articulações;
  • Dor, dormência e formigamento nas mãos e pés;
  • Dor abdominal;
  • Diarreia, náuseas e vômitos;
  • Falta de ar e dor no peito; 
  • Insuficiência cardíaca;
  • Tosse com sangue;
  • Sangue na urina. 
A vasculite de Churg-Strauss normalmente só é diagnosticada na última fase da doença em que os sintomas são mais evidentes e vários órgãos estão atingidos.

Tratamento da vasculite de Churg-Strauss

O tratamento da vasculite de Churg-Strauss tem como objetivo diminuir a inflamação dos vasos sanguíneos e suprimir o sistema imunológico que causa a inflamação.
Nos doentes com complicações leves são usados corticoides, como a prednisolona. Nos casos em que o sistema pulmonar, cardíaco, renal ou neurológico estão atingidos gravemente pela vasculite de Churg-Strauss, além do uso de corticoides, devem ser utilizados outros medicamentos imunossupressores como ciclofosfamida.
O médico indicado para avaliar e acompanhar os pacientes com a vasculite de Churg-Strauss é o alergologista, porém o clínico geral também pode ser consultado na presença dos sintomas da doença, encaminhando o paciente para o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário